O projeto CULTIV-AÇÃO tem como proposta a reestruturação da horta já existente do Albergue (mudança de layout, sombrite e colunas), bem como a utilização do espaço como recurso terapêutico.
Este conta com a parceria de Mario Augusto Camargo, técnico agrícola e coordenador do Projeto CEMEIA – Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana, que se dispôs a estar presente todas as quartas-feiras no período da manhã, acompanhado pelo terapeuta ocupacional do Albergue, João Vitor Pereira da Silva.
Segundo João Vitor “A horta como recurso terapêutico visa promover qualidade de vida e o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico por meio do resgate da autonomia e independência dos usuários”. Como objetivos específicos promovidos pela atividade de horta através do recurso terapêutico, pode-se apontar a promoção da concentração, a capacidade de atenção, memória, redução do estresse, gerenciamento da ansiedade, autocontrole, senso de valor, integração e interação social, estimulação da coordenação motora global e fina, coordenação olho-mão, bimanual e bilateral e estimulação sensorial, entre outros.
A horta permite também que o usuário tome conhecimento da estrutura, gestão e habilidades para o cultivo de legumes, verduras e ervas possibilitando que este possa cultivar seu próprio alimento e a geração de renda após a conclusão do seu plano individual na instituição.